E ai, pessoal! Hoje eu, tia Leia, vou falar um pouco sobre um anime que me fez ficar uma semana totalmente vidrada. Ele se chama Sword Art Online. Aposto que se você é de ficar procurando novidades do mundo otaku ou frequenta eventos do gênero já deve ter ouvido falar ou até mesmo visto alguém fazendo cosplay de algum personagem desse anime. SAO foi um mangá lançado em 2009 e veio se tornar anime lá para meados de 2012. As aventuras de Kazuto (ou Kirito, como é mais conhecido) nesse jogo incrível de realidade virtual ficaram muito famosas, deixando o anime extremamente popular não só no seu país natal como também em comunidades otaku do mundo inteiro, inclusive no Brasil.
   Sword Art Online se focaliza em um adolescente chamado Kazuto Kirigaya, que assim como praticamente toda a massa japonesa e internacional, está ansioso pelo lançamento de um novo jogo de realidade virtual - que por sua vez possui o mesmo nome que o título do anime - que não é como qualquer outro já visto. Através de um Never Gear (equipamento em forma de capacete), os sentidos do jogador são aprimorados e sua mente é levada para um novo mundo. É como se você estivesse de corpo e alma dentro do jogo. 

Cena de SAO: Kazuto usando um Never Gear para entrar no jogo.
   Como se entrar quase que totalmente dentro de um jogo já não fosse o suficiente, os gráficos te fazem ficar ainda mais satisfeito! O anime é recheado de lutas com golpes especiais, espadas incríveis e até um pouco de "magia", e tudo isso com aqueles efeitos em 3D incríveis e bem feitos. Sério, o anime em si é muito lindo visualmente! Tanto na questão de efeito como até na própria ilustração. O traço do anime é simples, mas não deixa de ser bacana. Além de que nesse jogo, você pode colecionar itens, "viver" da maneira que bem entender - você pode optar por virar um ferreiro, dono de um negócio, etc - e completar o real objetivo que é o de destruir todos os mestres e ganhar de uma vez! 
   O jogo é tão popular que somente na estreia conseguiu reunir mais de 10.000 jogadores online! E nosso protagonista, Kazuto, está entre esses vários que querem curtir Sword Art Online. Porém, após a aparição de uma figura encapuzada (o criador do jogo, Akihiko Kayaba), todos recebem uma notícia nada agradável: a maravilha da realidade virtual se transforma em pesadelo. Não é possível sair do jogo ao menos que este seja zerado. Aquele que morrer no jogo morrerá na vida real, e se o Never Gear for tirado no mundo real também pode levar a morte tanto em SAO quanto na realidade. A repercussão dessa notícia é avassaladora! O que eu achei bem legal nesse ponto é que o enredo não esqueceu que isso é um problema no mundo "real". Muitos animes se focam tanto na história principal, com lutas e tudo mais, que acabam esquecendo as peculiaridades do que pode estar por trás do enredo primário. O criador de SAO, Reki Kawahara, não deixa um único detalhe de fora. A empresa que criou e lançou o jogo além de todo o mundo volta os olhares para a mais nova chacina virtual. Hospitais, famílias, grandes corporações, todos se unem na procura de meios para acabar com o jogo e salvar os jogadores. Muitos players chegam até a se suicidar por se acharem incapazes de zerar o jogo, mas nosso Kazuto, agora com o user "Kirito", está focado no objetivo único de se tornar o mais forte jogador para então salvar a todos e a si mesmo. Este, por sua vez é um garoto habilidoso, gentil, porém solitário, portador de uma mágoa que acaba aparecendo no início do anime (sem mais spoilers). Essa mágoa faz com que Kirito crie um lema: o de jamais deixar com que alguém próximo a ele morra. 

Episódio 9 de SAO: Kirito luta contra um dos mestres. Apreciem os efeitos incríveis!
 Com um enredo incrível como esse - nunca tinha visto um anime que mesclava jogo online e aventura -, um personagem principal de muito peso e estilo, efeitos bacanas e trama legal, não tem como um anime desse ser ruim. Assisti um episódio atrás de outro! Até minha irmã que assistiu da metade para o final curtiu e se emocionou muito! 
   Claro que como toda a boa história, não é só a aventura, as lutas e os efeitos que tomam toda a atenção. Também há o romance! Eu sei que muita gente - incluindo principalmente homens - acham que quando existe certo quê romântico no anime, a história tende a virar uma espécie de shoujo¹ só que sem ter haver com colegial e afins, porém, quando eu digo a vocês que Sword Art Online é bom, é porque ele é bom pra caramba! Tudo tem sua dosagem certa, seu tempo certo. Para quem já procurou fotos do anime, a grande maioria mostra Kirito com seu par Asuna. 
   Asuna também mostra seu peso na trama. Como já falei, a dosagem de romance é muito bem equilibrada. Nem para mais nem para menos. Gostei bastante do fato de que o par romântico de Kirito aparece de maneira fraca no início, mas depois se torna incrivelmente forte e ágil, ocupando até o cargo de vice-presidente da melhor corporação de SAO ("corporação" na linguagem do jogo é um grupo de jogadores que se unem no objetivo de vencerem o jogo com mais rapidez). Ela não é aquele tipo clichê onde a mocinha sempre é salva e protegida pelo mocinho. Claro que em alguns momentos, Kirito salvar Asuna é, digamos "fundamental" para que o romance seja incorporado, todavia, até a própria Asuna salva Kirito de muitos perigos - pois é, não são apenas um ou dois, são vários. São salvamentos bem distribuídos para ambas partes (risos) -, mostrando não ser um farto. A história dos dois acaba se tornando tão bonita e importante que no decorrer do anime, podemos perceber que o objetivo final também terá haver com o amor dos dois. Há partes que fazem alusão a sexo e tudo mais, - outro ponto que eu gosto muito de destacar é que esse anime é totalmente livre de frescura em relação a beijo, afeto entre o casal, etc - porém não é nada tão exorbitante. Também veremos várias cenas de amor. Sim, cenas fofas também estarão incluídas, contudo não vai tirar o ar aventureiro. Quanto a isso, não se preocupem. Na minha opinião quanto a amante tanto do anime quanto desses dois: o romance deles é perfeito sem tirar nem por. A química, os momentos maravilhosos deles juntos, tudo muito bem escrito! 
   Também temos os personagens secundários! Os quais são vários, cada um com sua peculiaridade. Aqueles outros clichês que encontramos muito em animes, como o amigo fiel do personagem principal meio tarado que aparece mais para dar humor. Em Sword Art Online, esse papel fica a cargo do simpático Klein. Ele aparece logo no primeiro episódio com pouco destaque. Sua aparição no anime não tem um peso gigante: Klein não se encontra em muitos episódios, e nas vezes que aparece não impõe muita importância, (a não ser alguns episódios perto do fim SEM SPOILER) porém é possível notar a evolução do personagem: ele entra para uma corporação com um estilo que lembra muito os samurais, se torna mais forte, etc. Quando Klein entra em uma cena, já sabemos que o ar sério e dramático do anime será cortado com boas risadas. Não é nada forçado muito menos "morto". Ganha a simpatia de qualquer fã do anime. Temos também o clichê amigo forte e gentil do personagem principal, o Egil. Assim como Klein, não aparece muitas vezes, mas sempre quando dá o ar de sua presença, é para dar alguma informação necessária sobre armas a Kirito e Asuna. Ele acaba abandonando as linhas de frente das batalhas para se tornar dono de uma loja de armas. Sua personalidade nos mostra alguém bastante generoso, usando todo seu dinheiro para ajudar jogadores inexperientes. Fora estes dois, encontramos vários outros, a maioria deles mulheres. É incrível como Kirito está rodeado de mulheres o tempo todo! Sejam elas criancinhas, adolescentes ou até mesmo mais velhas que a própria Asuna! Eu não aguentaria o ciúmes, sinceramente

Fora essas, ainda há muitas outras, acredite.
    Vale acrescentar que estou falando sobre a primeira temporada. Esta primeira contém 25 episódios. Ela pode tornar-se um pouco confusa, pois no meio da temporada, praticamente parece haver um fim! Você fica tipo: COMO ASSIM?! Vamos com calma...
  
   Eu não queria dar spoilers, todavia para a explicação, preciso soltar um ou outro. O anime consiste em falar  e "viver" o jogo Sword Art Online, mas este acaba por ser zerado praticamente no meio do anime. E ai? Como fica a história?
Na foto: Klein e Egil

   Muda-se somente o jogo. Tanto que os episódios da primeira temporada que consistem em falar de SAO como conhecemos e vimos: um jogo com pegada meio medieval onde o objetivo é derrotar os mestres de todos os andares de um castelo para vencer e então ser libertado são chamados de Sword Art Online - Aincrad. Já quando este jogo é zerado e a trama muda um pouco, os episódios começam a ser chamados de Sword Art Online - Fairy Dance devido a um novo jogo que aparece, chamado Alfheim Online, que como próprio nome já diz, tem relação com fadas. Não fique achando que só porque o jogo muda, a história cai na questão da qualidade. Como eu disse lá no início, Reki não deixa nenhum detalhe de fora! Ele começa a acrescentar mais uma trama, dessa vez do lado de fora do jogo. A irmã mais nova de Kirito vai entrar com um papel importante, irritante para quem não gosta de mimimi, mas muito inesperado. Quando tudo começou a se juntar como em um quebra-cabeça, SAO ficou ainda mais incrível! Ambos os "SAO'S" fazem parte da primeira temporada e seguem a mesma linha cronológica! Há uma segunda temporada de SAO com mais 25 episódios. Também existe um filme e uma light novel. Assim que eu assistir a todos estes, falarei deles por aqui. Por enquanto, só tive tempo de ver a primeira temporada! (risos)
   Por último, mas não menos importante: a trilha sonora! Muita gente não se importa muito com aquelas musiquinhas de fundo que tocam em momentos de tensão, divertimento e afins, contudo elas são fundamentais para que a emoção da cena seja transmitida de maneira mais íntima e direta. Costumo dizer que a trilha sonora da parte clássica do anime Naruto é a mais perfeita de todas. Se a trilha sonora de Naruto é um 10, então a de Sword Art Online é 9,0. E ainda temos as aberturas e encerramentos. Só fui com a cara do primeiro encerramento: Yume Sekai por Haruna Tomatsu. O segundo, Overfly por Luna Haruna já não foi lá essas coisas...

1º encerramento

   Já nas aberturas, a primeira é a mais famosa e amada por mim - acredito que pela maioria dos fãs também. Ela contribuiu para que logo de cara eu já amasse o anime! Crossing Field por LISA! Mas também não curti a segunda abertura (risos), que é Innocence por Eir Aoi.
1ª abertura

   Se você já assiste animes há um bom tempo, deve ter um site especial para visualizações online ou outro onde se possa baixar os episódios. É só procurar por Sword Art Online que com certeza você achará. Para quem se interessar por animes (principalmente por este) depois de ler meu post, direi a vocês quais são os sites que eu recomendo para assistir SAO entre outros animes:
   Para você que prefere assistir online, recomendo o AniTube. Só curto assistir animes legendados, então não sei se lá há algum anime dublado. Vale lembrar que SAO tem a dublagem brasileira apenas do primeiro episódio
   Para você que prefere baixar os episódios, eu recomendo o site Anima Rikudou. Baixei todos os episódios por lá através do Mega com qualidade de imagem e som excelentes! O único problema é que os episódios 21, 22 e 24 se encontram com probleminhas no áudio.
    Por fim, sem mais nada a acrescentar, somente dizer que Sword Art Online é um anime incrível e que eu recomendo demais! Com certeza ele já se integra na lista dos melhores animes que eu já assisti na vida. Não se esqueçam de conferir esse trama! Conselho de tia é sagrado, ainda mais se essa tia for filha de Darth Vader! (risos). 
   Você já assistiu SAO? O que achou? Se não, quais outros animes você já viu? Quer indicar algum para que eu assista e dê minha opinião? É só deixar tudo isso nos comentários! Até a próxima! Que a força esteja com vocês!